segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Tipos de rocha

No petar é desenvolvido o conhecimento de diversos tipos de rochas as quais se destacam na conservação e predominação do parque. Entre elas destacamos três, que podemos encontrar nas diversas cavernas visitadas com grande destaque.

Rocha solúvel, é uma rocha que sofreu intemperismo químico produzindo pouco resíduo insolúvel.As principais rochas solúveis são as carbonáticas, constituídas principalmente de calcita ou dolomita. Essas rochas ao sofrerem corrosão química se dissociam em íons Ca++ ou Mg++ e CO3-, que podem se combinar em bicarbonatos ou permanecer dissolvidos na água em forma iônica.
Rocha carbonática, é um tipo de rocha sedimentar tal a composição primária são os carbonatos. Os principais tipos de rochas carbonáticas são o calcário, composto com grande presença de calcita (CaCO3) e o dolomito, composto pelo mineral dolomita (CaMg(CO3)2).Outros tipos de rochas carbonáticas são o cré e o tufo.

Os calcários, são rochas sedimentares que contêm minerais com quantidades acima de 30% de carbonato de cálcio. Quando o mineral predominante é a dolomita (CaMg{ CO3}2 ou CaCO3. MgCO3) a rocha calcária é denominada calcário dolomítico

Um comentário: