segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Flora do Vale do Ribeira

Em relação à flora, o contínuo ecológico da região permite a sobrevivência de espécies típicas de matas íntegras, como canelas cedros, figueira, jatobá, bucúva, etc. Ainda, resultante do bom estado de conservação das matas, encontram-se nestas Unidades de Conservação remanescentes de palmito-juçara, considerada espécie-chave na cadeia alimentar da Mata Atlântica, responsável, através de sua grande quantidade de frutos, pela alimentação de vário animais na floresta.

Grande parte de sua extração é ilegal, e esta espécie tem desaparecido das matas não protegidas. Importante também no equilíbrio desta floresta, é a rica variedade de Epífitas (bromélias, orquídeas, lianas), que colonizam os troncos e copas de árvores frondosas, sendo lar para vários tipos de invertebrados e anfíbios, que alimentam grande parte da fauna regional. Quando nos referimos à flora relacionada ao PETAR, notamos a grande importância ecológica, tal que permite a sobrevivência de espécies típicas de matas integra. Em foco citados: canelas, cedros, figueiras, jatobás, bucúvas, e entre outras.

Ainda assim, resultado do bom estado de conservação das matas pode encontrar nesta conservação remanescentes de palmito juçara, considerada espécie em foco na cadeia alimentar da mata atlântica, através de sua grande quantidade de frutos, pela alimentação dos diversos animais na floresta. Grande parte de sua extração é ilegal, causando a diminuição da espécie nas matas não protegidas. Algo importante também no equilíbrio desta floresta é a rica variedade de Epífitas (bromélias, orquídeas, lianas), que colonizam os troncos e copas de arvores frondosas, concluindo assim que se torna lar para vários tipos de invertebrados e anfíbios, que alimentam grande parte da sua imensa fauna regionais.

Um comentário: