segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Quilombo

Não é só da grande riqueza ambiental preservada, que torna o Vale do Ribeira, região onde está o PETAR tão especial. Seu patrimônio cultural é igualmente valioso.Em seu território se encontram o maior número de comunidades remanescentes de quilombos de todo o estado de São Paulo, comunidades caiçaras, índios Guarani, pescadores tradicionais e pequenos produtores rurais. Trata-se de uma diversidade cultural raramente encontrada em locais tão próximos de regiões altamente urbanizadas, como São Paulo e Curitiba.

É possível encontrar ainda na região pessoas que desconheçam o que seja ‘Coca-Cola’ ou ‘Msn / Orkut’. Quilombo é sinônimo de luta pela terra e liberdade, e desta luta que começou há mais de trezentos anos surgiram as comunidades quilombolas do Vale do Ribeira. Comunidades que sobreviveram até hoje na contracorrente da concentração fundiária e da devastação da Mata Atlântica.Hoje os quilombolas são exemplos de convívio entre populações humanas e a Mata Atlântica e atores importantes em projetos de desenvolvimento sustentável.
Em alguns dos quilombos são desenvolvidos projetos de agro floresta e de Educação Ambiental, um exemplo é o Quilombo do Ivaporunduva que possuí estrutura para receber escolas.O Quilombo do Ivaporunduva: esta localizado no Município de Eldorado São Paulo, na SP 165, Eldorado/Iporanga, às margens do Rio Ribeira de Iguape. A sobrevivência dessas famílias é conseguida com o cultivo tradicional de roça: arroz, mandioca, milho, feijão, verduras e legumes para uso próprio. Para o consumo e geração de renda produzem banana orgânica e artesanato, recebem grupos escolares para turismo, além de algumas pessoas que são funcionárias da prefeitura e aposentadas.Até a 4a. série do ensino fundamental, as crianças estudam na escola municipal da comunidade. Para as séries seguintes se deslocam em torno de 6 km, com transporte fornecido pela prefeitura, até a Escola Estadual Maria Antonia Chules Princesa, que iniciou recentemente um trabalho de educação diferenciada, na Comunidade André Lopes.

Para cursar o ensino médio, freqüentam escolas no bairro de Itapeúna ou na cidade de Eldorado. O ensino superior só é acessível em Registro ou São Paulo.A comunidade possui também um posto de saúde, onde semanalmente um médico e uma enfermeira dão consultas. Para exames ou tratamento, é preciso recorrer ao hospital na cidade. O Telecentro Comunitário, com acesso à internet e oito computadores, trouxe a inclusão digital para crianças, jovens e adultos, facilitando a gestão da associação, pesquisas escolares, serviços diversos e comunicação em geral.


No quilombo são desenvolvido algumas atividades como:Produção e comercialização de bananas orgânicas, Artesanato de palha de bananeira, Viveiro (palmito juçara) e Turismo. É dada uma palestra sobre a história e características da comunidade, trilhas, visita à roça e almoço típico. Dependendo da época e disposição dos visitantes, participam da barreação de casa de pau-a-pique e trabalho na roça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário